Comemoração de nascimento do animal de número 1.000 da seleção Safy Nelore Mocho
blog img

Há mais de 20 anos, o criador de gado Jorge Smilgys vislumbrou a possibilidade de sua Fazenda Carolina, localizada na cidade de Buritis, noroeste de Minas Gerais, se tornar referência na seleção da raça Nelore Mocho.

Para transformar o sonho em realidade, com o incentivo de amigos e outros produtores da região, buscou melhorar a genética de seu rebanho. A princípio consolidou-se a formação do plantel de matrizes do mais alto potencial genético, o rebanho aumentou e inúmeros desafios foram superados.

O primeiro resultado foi a produção de tourinhos e novilhas com a finalidade de atender às demandas de pecuaristas da região. O retorno advindo foi muito gratificante. Desde então, os clientes da Genética Safy Nelore Mocho vêm demonstrando satisfação cada vez maior em adquirir animais superiores para o melhoramento do rebanho.

A consolidação do padrão de seleção na raça, a eficiência do trabalho de seleção e a segurança nos resultados tiveram como base a inserção e a participação no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), aliando avaliação genética e biotipo funcional.

Atualmente contamos com a tecnologia de genotipagem de reprodutores e matrizes do plantel, buscando amparar análise de DNA e associação de características desejáveis como ferramentas de informação genômica em nosso trabalho de melhoramento.

A fazenda também conta com consultoria técnica nas áreas de veterinária, zootecnia e agronomia. São profissionais especializados em sanidade, nutrição, reprodução, melhoramento genético, manejo de pastagens e gestão financeira.

Neste momento, temos o prazer de comemorar junto com nossos amigos, clientes e criadores o nascimento do milésimo animal do rebanho Safy Nelore Mocho. A fêmea Safy 1.000 é filha da Safy 356 com o reprodutor Quaraçá 34 da Bacuri. Trata-se de um renomado raçador de linhagem Rambo e Zefec que foi destaque na ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) para características maternais, ganho de peso, perímetro escrotal e musculosidade. Por sua vez, o avô materno da Safy 1.000, o reprodutor Jaguarari de CV, consagrou-se incontestável em suas características, transmitindo a toda sua progênie precocidade, excepcional arqueamento de costelas e expressivo volume de musculatura.

Temos orgulho da capacidade de produzir um rebanho com avaliação genética excelente, resultando em animais modernos, funcionais, melhoradores, precoces, com acabamento de carcaça e fertéis. Tamanho esforço e dedicação fazem com que a marca Safy Nelore Mocho seja referência nacional na criação e seleção do Nelore Mocho de excelência